Books A Fada Oriana Download Online Free

Particularize Based On Books A Fada Oriana

Title:A Fada Oriana
Author:Sophia de Mello Breyner Andresen
Book Format:Paperback
Book Edition:First Edition
Pages:Pages: 77 pages
Published:May 1998 by Livraria Figueirinha (first published 1958)
Categories:Childrens. European Literature. Portuguese Literature. Fantasy. Classics. Academic. School
Books A Fada Oriana  Download Online Free
A Fada Oriana Paperback | Pages: 77 pages
Rating: 3.77 | 3280 Users | 58 Reviews

Representaion Concering Books A Fada Oriana

Opinião
Como trabalho de casa para férias, a professora de português do D. pediu-lhe que lesse uma das obras de leitura obrigatória que faz parte do programa de quinto ano.
Como é habitual, o filhote sondou de imediato a mãe para uma leitura em conjunto. Acedi de bom grado, não só porque ler na companhia do D. são momentos de cumplicidade, de ternura e de partilha de conhecimentos, como também me permitem acompanhar de perto esta etapa da vida escolar do meu pimpolho.
A leitura foi fluindo com um parágrafo lido à vez e com esclarecimentos de dúvidas de significado de palavras mais difíceis. Fomos percorrendo a floresta e a cidade seguindo os passos da fada Oriana e conhecendo as pessoas, os animais e as plantas que se iam cruzando com ela e em cujas vidas Oriana, com a sua varinha de condão, ia deixando um pouco de alívio, de companhia, de comida, de dinheiro e de conforto. O carinho pela pequenina fada foi consequentemente crescendo, o que levou a que o meu filhote se angustiasse perante os contratempos que a protagonista da obra teve que ultrapassar para amadurecer e reconhecer o papel de suma importância que uma fada tem nas vidas dos que habitam a sua floresta.
Não posso dizer que tenha ficado deslumbrada com a leitura, Suspeito que o meu filhote também não. Mas consigo reconhecer que, linguisticamente, é um livro adequado à faixa etária de um aluno de quinto ano, pois a linguagem é bastante acessível, as frases e os parágrafos são curtos e abundam exemplos que se revelarão muito úteis para o estudo das características do texto narrativo e de alguns recursos estilísticos como a personificação. Contudo, continuo a insistir que, se o Ministério de Educação não alargar os seus horizontes e incluir no mapa das leituras obrigatórias obras mais atuais e que vão ao encontro de crianças que vivem em plena era tecnológica, não contribuirá para que essas mesmas crianças ganhem aquele gostinho tão saboroso pelo mundo dos livros e das leituras.
Resumindo, o trabalho para férias foi feito. A obra foi lida e saboreada. O D. já pode regressar ao mundo do futebol, do Rodrigo e do Rafael e aos seus Heróis do futebol!

NOTA – 08/10


Specify Books Toward A Fada Oriana

ISBN: 9726610451 (ISBN13: 9789726610458)
Edition Language: Portuguese


Rating Based On Books A Fada Oriana
Ratings: 3.77 From 3280 Users | 58 Reviews

Discuss Based On Books A Fada Oriana


A Fada Oriana será sempre o meu livro infantil de referência. A minha mãe leu-mo e eu li-o à minha filha. Espero que seja o início de uma tradição familiar. Muito especial, inesquecível!

O livro que marcou a minha infância, que me lembra a ternura paciente da minha professora. A história encantadora e enfabulada que me faz descer à terra quando as situações efémeras do mundo, nos iludem com deslumbramentos passageiros e fugazes, sejam eles a beleza, o poder, a sabedoria, tudo o que revele superioridade e pouco sobra de simplicidade e humildade no fim de contas.A importância dos gestos é sempre valiosa, é aquilo que a moral transmite à infância e eu acredito enquanto vivo como

Voltar aos tempos de escola e a recordar esta história que na altura não me dizia nada. Acho interessante o facto de com o avançar da nossa idade, histórias que tenhamos lido e que não nos diziam muito, ganharem todo um outro significado e fazerem sentido nessa altura.

Sophia com este conto relembra-me o bom que é para a nossa paz e harmonia sermos íntimos com a Natureza e solidários com os que nos rodeiam, o simples que é criar magia à nossa volta."E foi pela floresta fora dançando e dizendo bom-dia às coisas. Primeiro acordaram as árvores, depois os galos, depois os pássaros, depois as flores, depois os coelhos, depois os veados e as raposas."(Fadas Boas e Fadas Más)

É muito interessante

Vaidade e olhar demasiado para si próprio faz-nos esquecer dos outros. Depois é preciso caminhar sobre as pedras e arbustos que picam e magoam para compreender a dura vida dos humanos, concluiu a Fada que, a tempo, percebeu que há coisas muito mais importantes do que estar bem penteada. Narrativa dos tempos de infância transporta-nos para o universo mágico intemporal de Sophia MB Andresen e a destrinça entre o mal e o bem - este que há de prevalecer sempre...

Post a Comment

0 Comments